BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Após cinco meses de alta, confiança do consumidor volta a cair


Indicador recuou 0,4% na passagem de julho para agosto, segundo a FGV. Queda foi resultado da piora nas perspectivas para os próximos meses.

A confiança do consumidor brasileiro voltou a recuar em agosto, após cinco meses seguidos de alta, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda do Índice de Confiança do Consumidor (ICI) foi de 0,4% de julho para agosto, passando de 111,4 para 111,0 pontos.

“O resultado pode ser interpretado como uma acomodação em novo patamar, após cinco meses seguidos de crescimento. O nível atual do ICI é ainda superior ao de sua média histórica (107 pontos), e ao nível de agosto do ano passado, de 108,2 pontos (sem ajuste)”, diz a FGV em nota.

Os dados mostram que a piora na confiança foi resultado da deterioração das perspectivas dos consumidores para os próximos meses, que vinham em alta desde fevereiro. O Índice de Expectativas (IE) recuou 1,7%, de 111,4 para 109,5 pontos.

De julho para agosto, a maior contribuição para a redução do ICC foi a do quesito que mede o grau de otimismo com a situação econômica local nos seis meses seguintes. Entre julho e agosto, a proporção de consumidores que prevêem melhora diminuiu de 31,7% para 29,7%, enquanto a parcela dos que projetam piora elevou-se de 13,5% para 14,0%.

Enquanto as perspectivas para o futuro pioraram, as avaliações sobre o momento atual mantiveram a trajetória de alta iniciada em maio. O Índice da Situação Atual (ISA) elevou-se em 2,3%, de 111,3 para 113,9 pontos.

Na opinião dos consumidores brasileiros, houve melhora da situação financeira familiar em agosto: a proporção dos que a avaliam como boa elevou-se de 17,7% para 18,6%, enquanto a dos que a julgam ruim reduziu-se de 14,9% para 13,8%. O resultado para este quesito é o mais favorável desde outubro de 2008, quando estes percentuais haviam sido, respectivamente, de 20,5% e 13,7%.

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você deseja ver no i9 Marketing?

 
BlogBlogs.Com.Br Azureus