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segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Propaganda móvel é oportunidade para desenvolvedores

Especialista em mobilidade diz que profissionais brasileiros precisam aproveitar a onda e pensar em publicidade interativa

Dados da empresa de pesquisa Juniper apontam que, em 2008, 1,5 bilhão de pessoas receberam publicidade via celular, número que deve crescer, na medida em que as companhias começam a perceber a importância deste segmento. De acordo com o especialista em mobilidade, Tomi Ahonen, a aceitação desse tipo de anúncio também tende a aumentar. Ele lembra que 44% dos japoneses acessam as propagandas recebidas nos dispositivos móveis.
O especialista aponta, no entanto, que, para obter sucesso neste meio é preciso investir em interatividade. Ele citou como exemplo uma companhia área que criou uma propaganda que, ao mesmo tempo que cumpria a função de anúncio, era um game. Os clientes que ganhavam o jogo recebiam milhagens como prêmio. "O futuro da publicidade móvel é a interatividade", acredita.
Para Ahonen, a possibilidade de personalizar os aparelhos por meio de aplicativos muda toda a dinâmica da indústria móvel. "Quem não se adapta às mudanças, não sobrevive."
Ele destaca alguns benefícios que a mobilidade traz para usuários e empresas e que podem ser revertidos em ganhos, entre eles o fato de ser pessoal; ter conexão permanente; impulso; poder ser usado para pagamento; e contexto social. "Apenas o mobile capta o contexto social."
O fato de oferecer conexão permanente dá às companhias aéreas, como a Lufthansa, a possibilidade de oferecer mobile check-in, por exemplo.
Questionado sobre como os desenvolvedores brasileiros poderiam aproveitar essa onda, o especialista, que possui nove livros sobre mobilidade, afirmou que esses profissionais deveriam aproveitar o talento para produzir coisas úteis e simples. Ele afirmou acreditar ainda que os criadores de game têm amplo espaço neste mercado, principalmente no que ele chama de "advergame".
"São serviços patrocinados", explica. "Combina telefone, entretenimento e patrocínio. É um caminho para desenvolvedores de games." Outro exemplo de aplicativo para aproveitar a onda seria um software para compartilhamento de informações sobre restaurantes.
Por Vitor Cavalcanti

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