10 de março de 2009 - Dizem os mais experientes que é preciso extrair, até das notícias ruins, algo de positivo. Esse ensinamento se aplica de maneira exata à crise mundial, que trouxe instabilidade econômica, retração da economia e muita insegurança entre o empresariado nacional. Mesmo diante desse caos o segmento de marketing tem uma oportunidade única de aproveitar esse momento para se posicionar, de uma vez por todas, como um verdadeiro aliado estratégico.
Em tempos de crise, as empresas "apertam seus cintos" para cortar gastos. Essa é uma tendência natural, independente do segmento. A crise, como era de se esperar, acabou gerando uma postura de desconfiança entre os empresários, que preferem postergar iniciativas que envolvam investimentos. No entanto, embora o cenário pareça inoportuno, temos uma brecha extremamente interessante para os profissionais da área de marketing demonstrarem como um plano bem estruturado, especialmente que envolva publicidade on-line ou digital, pode otimizar custos e contribuir para a formação/consolidação de uma marca.
Atualmente, com um cenário cada vez mais competitivo, diversos fatores fazem a diferença e tornam uma empresa líder. Assim, uma das maneiras mais eficientes de traçar uma percepção correta do segmento em que se atua, de definir concorrentes e de diagnosticar as demandas do público-alvo é estruturar um plano de marketing que ofereça essas e outras respostas, essenciais para a perpetuação de qualquer negócio. Vale lembrar que o marketing não é uma área isolada dentro das organizações. Ao contrário: deve estabelecer vínculos com outros setores, já que seu objetivo é trazer resultados para a empresa. E isso não se alcança sozinho.
Além de se manter atento às oportunidades, o profissional de marketing precisa, sobretudo, desenvolver mecanismos de inovação que possam criar atributos de diferenciação para a companhia que representa. Ganha nesse mercado quem conseguir ser diferente e propor novos modelos para substituir as velhas fórmulas. Nesse contexto, certamente terá vantagem quem investir e apostar em publicidade on-line e marketing digital. A internet, nesse sentido, é uma das ferramentas mais poderosas para o marketing.
É inegável o poder que a web exerce no mundo contemporâneo. Prova disso é que segundo pesquisa da consultoria JupiterResearch, o número de usuários de internet vai chegar a 1,8 bilhão de pessoas em 2012, um quarto da população mundial.
Outro dado importante refere-se ao número de internautas que acessaram a web a partir de casa, que surpreendeu em dezembro ao mostrar crescimento sobre novembro, segundo a empresa de medição Ibope/NetRatings. Os últimos levantamentos ainda revelam que o Brasil oscila entre o primeiro e segundo país do mundo em tempo de navegação, sendo que o usuário brasileiro navega na web, em média, 23 horas/mês. Nesse contexto, o mobile marketing e qualquer modalidade de publicidade digital tornam-se grandes filões para quem não pode deixar de investir, mas teve sua verba reduzida em função da crise. Essa constatação ganha ainda mais força se levarmos em consideração pesquisa divulgada pelo Gartner: até 2010 cerca de 350 milhões de pessoas terão acesso a e-mails a partir de dispositivos móveis, o que representará cerca de 20% das contas de e-mails existentes no mundo. Diante desse cenário, é função do marketing propor novas estratégias comerciais, desenvolvendo versões customizadas de suas ofertas para uso a partir de um dispositivo móvel. Além de ampliar o relacionamento da empresa com seu público-alvo, se bem empregado pode oferecer facilidades na hora de mensurar o retorno de uma campanha e calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI).
Já existem métricas de avaliação de resultados de campanhas on-line, o que possibilita às empresas caminhos alternativos para um investimento. É preciso valorizar ainda os principais diferenciais do canal, que é seu amplo poder de viralização de conteúdo.
Com a turbulência mundial, os empresários anseiam por respostas na difícil tarefa de cortar custos e otimizar investimentos. Ao contrário do que se imagina, o caminho das pedras pode ser óbvio. Basta um clique para perceber que em temporada de crise, as mídias digitais são a grande aposta. E quem "nadar" contra essa maré tem boas chances de morrer afogado. (HELOISA TICIANELLI - Gerente de negócios da EverM - InvestNews)
Por Gazeta Mercantil
NADA
Há 7 anos
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