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quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Utilização do Endomarketing como recurso estratégico para melhoria da produtividade.


Palavras chaves: Endomarketing, cultura organizacional, comunicação empresarial, globalização.
Os tempos estão cada vez mais difíceis. A competição acirrada aliada à Globalização obriga as
empresas a tomar decisões rápidas, porém, nem sempre adequadas.
Uma das primeiras medidas que algumas empresas tomam é diminuir o gasto em treinamento e
desenvolvimento esperando retorná-los mais tarde, quando as coisas começarem a melhorar.
Porém, a lição de casa precisa ser feita, e a empresa que implanta uma base de valores sólida e
consistente consegue manter os empregados e ainda sair na frente dos concorrentes.
Como fazer isso?
Bem, vamos começar com uma definição simples do Endomarketing.
“...ações de Marketing para o público interno - FUNCIONÁRIOS - das empresas e organizações”
(Bekin, 1995: XVII).
O grande desafio do Endomarketing é proporcionar aos empregados uma condição de
aplicação de valores como: transparência, empatia, afetividade, comprometimento e
cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento dos empregados, e
conseqüentemente, em ganhos de produtividade.
Avaliando grandes empresas que implantaram o processo de Endomarketing (mesmo
implantando parte do processo), observamos que os ganhos de produtividade foram enormes.
Basta verificar no “Guia das melhores empresas do Brasil para você trabalhar”, da Revista Exame.
Comparando os dados atuais das empresas com os dados de anos anteriores, podemos
identificar grandes mudanças, mas, se verificarmos com mais profundidade e acompanharmos as
empresas, notaremos o quê realmente mudou.
A comunicação ficou mais clara, os empregados têm mais liberdade para expor suas idéias, os
níveis hierárquicos foram simplificados e os empregados chegam a seus gerentes com mais
facilidade.
A horizontalização chegou, e com isso, os empregados sentem-se mais seguros para tomar
atitudes, pois conhecem muito mais a empresa que trabalham, a missão, visão, enfim, estão mais
preparados para fazer a empresa crescer e a empresa também está preparada para permitir o
crescimento e desenvolvimento de seus empregados, agora chamados com orgulho, de
colaboradores.
O conhecimento do nível de escolaridade dos empregados e da cultura da empresa permite
buscar e promover treinamentos que serão mais aproveitados pelos empregados, traduzindo em
ganho de produtividade. Isso é um dos pilares do Endomarketing. Conhecer os valores dos
empregados, respeitar a cultura da empresa, proporcionar um bem estar geral que condicione a
um nível de satisfação e motivação e ainda, se transforme em ganhos reais de produtividade.
Melhorar o nível de escolaridade, treinar, diminuir o turn over, promover melhorias na comunicação
interna e externa, incentivar os empregados a produzir trabalhos que reduzam custos e ainda
manter os empregados satisfeitos é uma tarefa muito difícil para as empresas, mas, se o trabalho
for levado a sério, partir da diretoria e contaminar os empregados de menor escalão, os ganhos
serão enormes a médio e longo prazo.
O processo de implantação e consolidação do Endomarketing requer persistência, apoio do
pessoal da área de Recursos Humanos, Marketing, Operacional, e, acima de tudo, da Diretoria. Os
ganhos são imediatos, mas os resultados operacionais virão a partir do segundo ano de
implantação.
O gerenciamento do processo deve ser constante e os ajustes devem ser imediatos, para coibir
falhas futuras. Um grupo deve coordenar o processo e formar multiplicadores nas diversas áreas da
empresa, avaliando e implementando melhorias de acordo com a necessidade de cada área.
O processo deve ser feito em etapas, e a cada etapa, o programa deve ser reavaliado para
então continuar na etapa seguinte. Alguns programas de primeira etapa poderão ser
consolidados na etapa seguinte, mas devem estar em andamento.
Vale ressaltar que, após a implantação da base de valores e consolidação do processo de
endomarketing, todos os programas de melhorias operacionais ficarão mais fáceis de implantar,
porque os empregados já estarão mais comprometidos com os resultados da empresa; e nessa
etapa começam a aparecer os resultados concretos e visíveis pela Diretoria. Os custos de
fabricação tendem a cair, pois cada empregado estará comprometido em promover melhorias
operacionais, que gerarão redução de custos, e, cada redução no custo de produção pode
gerar mais lucros para a empresa.
As empresas no Brasil deveriam conhecer mais o processo de endomarketing e suas etapas de
implantação, para depois, implantarem programas de qualidade e melhorias operacionais. O
desconhecimento das etapas de implantação pode fazer todo o processo fracassar, e a empresa
perder a credibilidade junto aos seus colaboradores.
Um acompanhamento de todo o processo por um grupo de colaboradores das diversas áreas da
empresa proporcionará um conhecimento profundo das reais necessidades dessas áreas e
ajudará a traçar o planejamento e gerenciamento do processo de Endomarketing.
Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Basta
perceber o que os empregados dizem das empresas classificadas pela revista Exame como
melhores empresas no Brasil para se trabalhar. Se cada empregado for multiplicador da boa
imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus
clientes.

Por José Geraldo Gaurink Dias, postado no Endomarketing

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