O novo ano aproxima-se, e com ele mais umas tantas mutações e evoluções no mundo digital.
A internet como potenciador de relações, compromissos, informação, hábitos de consumo, negócios, ganha cada vez mais um poder transversal aos diversos tipo de plataformas.
A internet ganhou vida e saiu do tradicional computador, e embora não seja novidade que se pode aceder à internet a partir de telemóveis, agora até as próprias televisões (algumas) já estão preparadas para acederem à internet.
Deixo aqui 5 tendências de Marketing que poderão ajudá-lo(a) a superar os desafios de 2010:
1 – Are you mobile?
O número de utilizadores de internet em plataformas móveis superou todas as expectativas que havia em 2009, que já de si, eram optimistas, o que torna o canal móvel, um canal a considerar para 2010.Existem algumas empresas que já propõem na criação de novos sites, versões mobile por defeito, aos seus clientes.
Estas empresas já estão cientes da importância dos seus clientes estarem presentes no mundo mobile.
Até no mundo dos blogues, já existem plugins para tornar os blogues visíveis e compatíveis em modo mobile!
2 – Social Media – uma maratona, não sprint
Na esperança de se tornarem melhores amigos com os seus targets, muitas marcas, empresas e marketers apressaram-se em se lançarem nas Redes Sociais, sem terem bem planejado o que vão fazer e com que recursos.
Em 2010, os marketeres que estiverem atentos e que sejam conhecedores das melhores práticas neste universos das redes sociais, vão aumentar o seu compromisso em estabelecer uma relação com os seus targets, primeiro dando-lhes ouvidos e depois apostando em transmitir algo que seja visto por eles como algo de valor.
Ser paciente e saber construir relações, é meio caminho para conseguir estabelecer
uma relação com a sua audiência.
3 – It’s Appshowtime!
Apps, abreviatura para aplicações (applications), são pequenos programas (ou aplicações!) que servem como add-ons (módulos adicionais) às plataformas existentes.
Muito comuns no mundo dos telemóveis com acesso à internet, estas aplicações tem tido um sucesso considerável.
Prevê-se, portanto, que 2010 seja um ano em que sejam criadas imensas destas aplicações, reforçando assim a utilização da internet no telemóvel, bem como as relações entre as marcas e os consumidores.
Transmitir valor com a criação de aplicações para mobile, é uma excelente forma de criar uma imagem presente e estabelecer uma relação com os (cada vez mais) utilizadores desta tecnologia.
4 – Social Spy
Em 2010, estar presente (ou saber estar presente) nas redes sociais já não vai ser suficiente.
Com cada vez mais empresas e marcas a apostarem nas redes sociais, torna-se necessário medir esses investimentos e respectivos retornos.
Serviços de monitorização das redes sociais, como os da Scout Labs ou da Radian6, são serviços emergentes que irão desempenhar um papel cada vez mais importante.
Mais uma prova que caminhamos para um mundo cada vez mais “Big Brother”, em que é possível ter acessos a comportamentos, hábitos, e vontades expressadas, desta vez, nas redes sociais.
Quem optar por utilizar serviços de monitorização das redes sociais, pode ter acesso a informação muito valiosa sobre análises comportamentais das suas audiências.
5 – Atitude Positiva vs. ?
No meio de tanto negativismo, devido à conjuntura económica, e com todos os problemas que derivaram desta, o positivismo e a capacidade de criar um ambiente positivo e “confortável” , vai marcar a diferença.
Como os telejornais vivem de desgraças, passaram a bombardear ainda mais as respectivas audiências com tudo o que apanham de negativo que se passa pelo mundo inteiro, as pessoas estão desejosas de descobrir algo que lhes transmita energia positiva, confiança, e um sentimento de esperança que o dia de amanhã pode trazer algo melhor às suas vidas.
Também aqui, quem tiver a capacidade de adaptar uma atitude positiva, vai certamente, marcar a diferença e ganhar maior visibilidade.
No fundo, parece-me sinceramente, que já tempo de desligar a televisão na hora do telejornal e fazer um boicote às desgraças diárias que nos querem impingir, fruto de uma receita descoberta em anos passados, e que apontava as desgraças como o ponto chave para manter as pessoas coladas à televisão.
Temos de ser mais aventureiros e pensar mais no bem que podemos fazer, e no que, consequentemente poderemos ganhar com isso, e deixar as práticas obsoletas de lado.
Fazer “mais do mesmo” já não dá mais.
Temos de ter mais visão, ser mais empreendedores, e pegar no melhor que temos para dar e fazer, e avançar sem medos!
Conscientes de que, o sucesso não acontece porque sim, mas porque:
estamos atentos à evolução,
nos empenhamos em não ficar para trás,
nos dedicamos a testar novos métodos e novas técnicas,
aproveitamos as “crises” não para nos lamentarmos, mas para descobrirmos novas oportunidades,
enfim, porque fazemos por isso!
Por João Rodrigues / Web Marketing PT
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