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segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Branding e Mídias Sociais em 2010: você precisa de foco.


Olhando diversos artigos sobre as maravilhas das novas ferramentas de mídia social, encontrei diversos depoimentos. Especialmente aqueles estilo auto-ajuda miraculosa que falam que estas mídias dão as pequenas empresas acesso sem precedentes às ferramentas de marketing digital. No meio de tantos textos, me deparei com alguns conceitos de Julien Sharp, professor e escritor americano. A idéia original da maioria destes textos (muitos vendendo mídia em sites duvidosos) é que com a internet, pequenas empresas podem se tornar tão famosas como as grande marca, graças ao poder do marketing viral online. Gosto do Sharp por que ele diz logo de cara que isso balela. Pelo menos em parte. Você pode sim ter grande sucesso, mas precisa colocar ordem na sua marca primeiro, e traçar seus objetivos.
Como tudo em Branding é preciso ter foco: concentrar esforços para os melhores resultados. Mecanismos como o Google tem mudado e melhorado seu algoritmo de busca, fazendo com que truques do passado não funcionem mais. Da mesma forma, estar presente nas redes sociais de forma inteligente termina favorecendo marcas poucas conhecidas. O problema de um proprietário de uma pequena empresa é que ele é multitarefa: tem que ser vendedor, executivo, o gestor de RH e ainda controlar o financeiro. E com tantas funções o pequeno empresariotermina sem tempo de acompanhar todas as mudanças do meio.

Contratar uma consultoria é a solução ideal. No entant, algumas ações básicas podem ser feitas antes de entrar neste universo apenas por impulso. Na verdade ter foco é fundamental. Foco para alcançar os melhores resultados e, especialmente, não ficar saltando de uma mídia para outra. Sharp coloca quatro etapas básicas para entrar neste mundo sem quebrar a cabeça e tendo bons resultados.

1. Defina suas metas
Primeiro de tudo, você precisa definir o resultado que você espera alcançar com seus esforços em mídia social. Defina suas metas. Então, pergunte-se: “Quais são as maneiras mais simples e rápidas de atingir essas metas? Se você possui uma lavenderia, uma boutique ou uma locadora, você precisa ser capaz de deixar muito claro qual é seu negócio, e em seguida, escolher as ferramentas que irão ajudá-lo a atingir estes resultados. É preciso ter metas viáveis e se perguntar: “Quais são as ferramentas on-line que vão ajudar a minha empresa atingir estas metas”? Concentre-se em apenas um ou dois dos sites que você escolher para introduzir sua marca no mundo das mídias sociais e dedique-se a entender este canal e participar dele ativamente.

2. Perfís atrativos e verdadeiros
Quem quer promover suas marcas em mídia social, deve fazer sua marca parecer forte. Tem gente que acha que isso significa mentir ou melhorar um pouco a realidade. Nada disso. Veja seus pontos fortes, destaque eles, crie um perfil atrativo. Ao fazer uma página do Orkut ou criar um perfil no twitter sua empresa pode não ser a maior, mas a melhor sob determinado aspecto. Uma locadora pode ser a que tem a melhor taxa de entrega em casa na região, promover links com blogs de amigos que falam de cinema, ou ainda promover sorteio de locações. Além de mostrar que você e sua equipe sabem exatamente o que estão fazendo, a indicação sincera e a verdade levam você ao melhor resultado.

3. Dinamismo e Interatividade
Um dos maiores erros que você pode fazer como proprietário de uma empresa é criar um perfil em uma mídia social e, logo em seguida, não mantê-lo ativo. As pessoas são influenciadas pelo que outras pessoas estão fazendo AGORA no mundo virtual, e como elas SÃO HOJE no mundo real. Se alguém aparece na sua rede e vê um monte de atividade virtual – adesão de novos membros, novos posts ou muitos comentários – o buchicho irá fisgar a atenção de seu público e fazer com que ele volte ao seu perfil e queira conhecer mais da sua empresa. Pesquisas provam que os perfis que são atualizados com freqüência tem maior retorno e ficam no topo das páginas de busca.

4. Delegando aos Melhores e Gerenciando Resultados
Implantada a primeira etapa certifique-se de ter alguém que possa cuidar exclusivamente desta área, ou contrate alguém para manter o perfil, mesmo que seja um profissional informal. Outra opção é contratar uma empresa externa para assegurar que as páginas de seu perfil são atualizadas regularmente com conteúdos e notícias relevantes para sua marca, o que pode gerar os melhores resultados.

Não fique sobrecarregado. Tente trabalhar em apenas um ou dois sites de mídia social de cada vez. Depois de conseguir sucesso e sentir que você e sua equipe tem o tempo para administrá-los, você pode pensar sobre aumentar a presença digital de sua marca na rede. Independentemente das ferramentas que você usa, você terá certeza que escolheu as que tem maior identidade com DNA da sua marca e com as necessidades de sua empresa.

Bem na dúvida chame um profissional de Branding ou de Mídias Sociais. Eles podem te dar muitos resultados com a garantia de que sua empresa vai começar neste novo universo com o pé direito.

Bom, pra fechar 2009, que tal pensar numa resolução de ano novo para sua empresa: colocar sua marca no mundo virtual jogando para ganhar. Não apenas por curiosidade. Vamos tentar?


Retirado do Um Blog Outro

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