O Brasil é o paraíso das redes sociais e as empresas têm obrigação de participar deste novo meio. Quem afirma é Emersonn Calegaretti, vice presidente e general manager do MySpace no Brasil.
A rede social que iniciou operações brasileiras em 2007 - dois anos após sua fundação - contabiliza hoje seis milhões de visitantes únicos e dois milhões usuários cadastrados, o que posiciona o Brasil no sétimo lugar entre os 31 países onde o MySpace atua.
"Por que minha empresa deveria tentar algo com mídias sociais? Porque 45% das páginas vistas no Brasil vêm de alguma ferramenta social", afirma o VP.
Em palestra apresentada no Workshop F5 + Redes Sociais na terça-feira, 14, o executivo apresentou aqueles que considera os mandamentos das redes sociais.
"Algumas empresas acham que é melhor ficar longe das redes. Aí você vai ver, a marca tem comunidades no Orkut, está sendo comentada no Twitter, em blogs, ou seja: pode não haver representação oficial da empresa mas ela já é discutida nas redes", afirma Calegaretti. Segundo ele, é importante entender qual a percepção dos usuários sobre a marca.
Outro ponto levantado pelo VP é a adaptação dos conteúdos a cada mídia social, o que ele considera crucial. "Não basta apenas criar uma ação e espalhá-la pela web", diz ele.
Como case, Calegaretti apresentou a campanha digital de Barack Obama, que soube usar mídias distintas como Twitter, Linkedin e MySpace.
Conheça os seis mandamentos pregados pelo executivo:
1. Saber qual é sua reputação na web
2. Fazer planos diferentes, pois cada rede é distinta
3. Ouvir e não apenas falar
4. Engajar pessoas
5- Medir resultados
6- Permanecer de maneira contínua
Por Márcia Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário