BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Geração Y preocupa varejista Marisa


Empresa quer educar jovens colaboradores sobre o uso adequado da internet no trabalho.

O uso intensivo das tecnologias e, principalmente, das ferramentas de internet por parte dos profissionais da Geração Y (conceito que engloba as pessoas nascidas entre o final da década de 70 e o início dos anos 90) cria desafios em relação à proteção dos dados corporativos. O coordenador de segurança da informação da Marisa - rede varejista brasileira -, Marcelo Figueiredo, afirma que esse tema representa uma das suas atuais prioridades. Na prática, o executivo informa que tem se preparado para encontrar formas de estabelecer políticas de acesso à web adequadas a esse novo perfil defuncionários.
Ele conta que as regras de segurança e de acesso à web da organização foram estabelecidas há cerca de cinco anos e, atualmente, já estão praticamente consolidadas na cultura corporativa, bem como no dia a dia dos 10 mil funcionários.
Por outro lado, Figueiredo julga que ainda precisa vencer um grande desafio: convencer os jovens profissionais que eles não podem ficar, durante o expediente, conectados aos amigos por meio de sistemas de mensagens instantâneas ou, ainda, assistindo vídeos na internet e acessando blogs e redes sociais.
Segundo o executivo, é preciso que as empresas estejam preparadas para orientar os mais jovenssobre a necessidade de separar as atividades pessoais das atribuições profissionais. “Aqui, o primeiro passo é mostrar que os motivos pelos quais alguns gestores ou determinados departamentos têm acessos a blogs e redes sociais não são arbitrários e, sim, atendem a uma demanda de trabalho”, afirma Figueiredo.
“As políticas atuais são bastante flexíveis, mas não a ponto de atender às expectativas da Geração Y”, considera o coordenador, que acrescenta: “Teremos de apostar em linguagens mais modernas de comunicação para conscientizar e educar esses futuros colaboradores, falando a língua deles.”

Por Patrícia Lisboa, repórter CIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você deseja ver no i9 Marketing?

 
BlogBlogs.Com.Br Azureus