Associações e representantes dos provedores, do setor de marketing, das empresas anunciantes e dos consumidores com a anuência do Comitê Gestor da Internet no Brasil, anunciaram a publicação da versão oficial do Código de Autorregulamentação para a prática de E-Mail Marketing (CAPEM).
Trata-se de uma iniciativa que visa à criação de normas técnicas e mecanismos para promover o bom uso do e-mail marketing, com a finalidade de incentivar o profissionalismo e a eficácia no uso da ferramenta.
Segundo Jaime Wagner, conselheiro representante dos provedores de acesso e conteúdo da Internet no CGI.br, não havia uma distinção clara entre o e-mail marketing e o spam (mensagens não-solicitadas e indesejadas). "O código cria uma separação clara e abrangente do que é o e-mail marketing eticamente correto, definindo por exclusão o spam, o que contribuirá para a criação ou fortalecimento de departamentos especializados nos anunciantes e nas agências, assim como empresas que atuam neste segmento. Trata-se de uma regra de conduta para aqueles que prezam pela ética, mesmo não sendo uma exigência legislativa", disse.
A regulamentação propõe a utilização do e-mail como ferramenta para divulgação de conteúdo comercial, informativo e de serviço. Entre as regras listadas no documento, estão: a aplicação do conceito soft-opt-in, que caracteriza o envio de mensagens a partir de prévia e comprovável relação comercial ou social entre o remetente e o destinatário, o envio de e-mails sem anexos - exceto certificação digital - e a disponibilidade de dois recursos para descadastramento, sendo um meio automático via link e uma alternativa de contato com a mesma finalidade.
Outro requisito é a exigência de pelo menos mais um mecanismo de opt out comprovável pelo usuário além do tradicional botão de descadastramento.
Para a criação do código, foram conduzidas diversas reuniões desde maio de 2008, que contaram com a presença de 14 entidades representativas de anunciantes, provedores, consumidores e anuência do CGI.br. Em 13 de agosto deste ano, o Conselho Superior tomou posse. Sua responsabilidade é a de manter e atualizar o código, assim como promover o e-mail marketing eticamente correto.
Esse conselho tem 180 dias para regulamentar o funcionamento e dar posse a um Conselho de Ética, que zelará pelo respeito ao código com o uso de medidas educativas e, em última instância, punitivas.
O processo de apreciação e qualificação de denúncias, notificação e acompanhamento de medidas corretivas por parte dos anunciantes, e eventuais sanções, devem ter início a partir de março de 2010.
Por Fernando Souza Filho
Oi, Fernando.
ResponderExcluirTrabalho com E-mail Marketing diariamente. Quase todos os dias recebo ligações de empresas querendo comprar listas (mailings) e por mais que seja dito que NÃO, a insistência continua.
Aqui na Bahia, Salvador, representamos a Dinamize (de Porto Alegre), precursora desta campanha anti-spam.
A Dinamize desenvolveu uma solução de gestão de e-mail marketing, o Easy Mailing, na qual o opt-out é um recurso obrigatório.
No site deles há disponível o Código do E-mail Marketing para download.
Segue o link http://migre.me/6f1k
Geisa Santos
Maruanã Solutions
www.maruana.com.br
Marketing Digital não pode ser resumido a mala direta eletrônica, como o título deixa a entender. Mala direta eletrônica é apenas um cisco no P de Promoção do Marketing.
ResponderExcluirAndré Carneiro